sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fátima Felgueiras assume o seu lugar no executivo

“Fiquei triste com o resultado das eleições, mas não deixei de gostar de Felgueiras, nem deixei de estar atenta à intervenção do novo executivo e aos problemas dos Felgueirenses.

Vejo com enorme preocupação o atraso de todas as obras que foram deixadas em curso e outras já adjudicadas, desde a beneficiação da EM 562 ( Torrados) até aos Centros escolares, que deviam e podiam estar já em funcionamento .Só os centros escolares representam mais de 20 milhões de euros de investimento , todo com comparticipação financeira aprovada a 70%, por responsabilidade exclusiva do executivo anterior .

A piscina de Barrosas mantem-se fechada, com manifesto prejuízo para toda a população , sobretudo a escolar , porque o actual executivo da “Nova Esperança” cancelou o concurso para contratação de pessoal e não tem pessoal para a colocar em funcionamento.

A Casa das Artes, que devia ter sido inaugurada em Dezembro do ano passado, mantem-se encerrada porque o actual executivo não paga ao empreiteiro e não sabe como a vai gerir!

Para além da comparticipação financeira de 70% do seu custo, conseguido , pelo executivo anterior, num conjunto de obras de 10 milhões de investimento, está completamente assegurado o valor total deste investimento.

O executivo da “Nova Esperança” ao tentar justificar-se com uma pretensa derrapagem financeira de um milhão de euros, falta à verdade ,apenas para enganar a opinião pública e esconder a sua incapacidade e inacção.

O valor dos trabalhos a mais e dos não previstos nesta obra, não ultrapassa os 450 mil euros (valor mais do que justificado, atenta a dimensão da obra em causa ) ! Sendo certo que o valor da adjudicação desta obra,com IVA ,ascende a mais de 4 milhões de euros.

Também a nova Escola da Trofa, junto ao novo Centro escolar de Pombeiro , que vai disponibilizar formação até ao 12º ano, e aliviar a superlotação das Escolas C/S e Secundária de Felgueiras, devia e podia estar em funcionamento no próximo ano lectivo. Tal não vai acontecer por responsabilidade exclusiva do actual executivo que não foi capaz de tomar decisões e responder ao empreiteiro e aos serviços técnicos em tempo oportuno!

Esta Escola representa um investimento de mais de 5 milhões de euros, com comparticipações financeiras asseguradas a 80% do seu custo, por responsabilidade do executivo anterior.

O actual Presidente da Câmara faz passar para a opinião pública, através de declarações à comunicação social, a ideia falsa, de que herdou uma pesada herança!

Faz insinuações e lança suspeições graves, sem qualquer fundamento.

Omite informação e não comprova o que diz porque sabe que está a faltar à verdade.

Este comportamento, é revelador da incapacidade e da falta de seriedade política com que o executivo da Nova Esperança vem actuando.

Na verdade, a “ pesada herança “ deste executivo traduz-se :

-num cofre cheio de milhões, resultantes de inúmeras candidaturas aprovadas por exclusiva acção e responsabilidade política do executivo anterior: A Câmara de Felgueiras era a que mais candidaturas tinha feito aprovar em toda a região norte!

-em pagamentos em dia e que eram feitos a menos de sessenta dias, situação pouco vulgar no país.

-uma capacidade de endividamento liberta a mais de 50%.

Até hoje, o executivo da Nova Esperança :

- não apresentou, nem fez aprovar, uma única candidatura, e financiamento !

- atrasou todas as obras em curso !

- colocou e mantem em risco, alguns dos financiamentos aprovados e conseguidos pelo executivo anterior!

- mandou e continua a mandar colocar muitos outdoors !!

- encomendou (por ajuste directo !!) estudos de necessidade e mais valia duvidosa para o interesse da gestão municipal e para os Felgueirenses !

- parou a actividade municipal de vários serviços ! Alguns técnicos qualificados procuram alternativas noutros serviços públicos e abandonam a Câmara por manifesta desmotivação!

- não despacha e atrasa os licenciamentos particulares, com prejuízos para os que deles precisam !

- manda funcionários com experiência e, em alguns casos com contratos há cerca de 6 anos, para o desemprego!..


Sem comentários:

Enviar um comentário