quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Escola C+S da Trofa...


O executivo de Fátima Felgueiras conseguiu financiamento para a construção desta nova Escola, a 80% do investimento.

Estava previsto que a obra ficasse concluída em Setembro, de forma a que a escola pudesse entrar em funcionamento durante este ano lectivo que está em curso!

MAS NÃO ESTÁ!

O executivo da Nova esperança, não teve capacidade para avaliar em tempo oportuno, as chamadas de atenção do empreiteiro, e preferiu deixar parar a obra durante meses!

Sem ouvir, como devia, os técnicos municipais, para poder tomar as decisões adequadas, achou que podia enganar os Felgueirenses e inventar justificações que empurrassem para o executivo anterior as responsabilidades da sua incapacidade e desinteresse!

As suas prioridades ficam-se pelo marketing político!!

Mais do que isso, é difícil!

Agora vem justificar o injustificável, com uma proposta ilegal de ajuste directo de trabalhos a mais, de quase um milhão e meio de euros!!

Esta obra foi adjudicada por 3 milhões e oitocentos mil euros!

E ainda vai faltar o encargo, seguramente vultuoso, para desviar a estrada porque a escola não respeita os afastamentos devidos…

Mentem e abafam informação para que não se saiba!

Por acaso já informaram sobre as falsas, mas propaladas derrapagens da Casa das Artes?! NÃO! Mas continua fechada!! Já terão contratado mais um ”laranjinha”, sabe-se lá por que balúrdio!! E eventualmente mais um carro para deslocações diárias para o Porto…

Abstivemo-nos nesta matéria porque a Escola é muito necessária, mas que este contrato é ilegal, é! Na nossa opinião e na do jurista que emite parecer. Basta ler o mesmo com atenção para perceber a ilegalidade desta decisão!

Executivo da Nova Esperança agrava taxas!


Andaram a enganar durante a campanha eleitoral e continuam a agravar taxas, em vez de aliviarem a carga das famílias em função da crise que, este ano se vai sentir mais seriamente!

A nossa posição é de total discordância!

Votamos contra, naturalmente!

A nossa declaração de voto:

Nos termos consignados nos regulamentos municipais, e por vontade do executivo, pode a câmara municipal proceder à actualização anual das suas taxas, em função do índice de preços, que, para este ano, está quantificado em 1,2%.

Seria pois natural que a proposta que nos é apresentada viesse a merecer a nossa aprovação, não fossem considerados os seguintes factos:

- O executivo da Nova Esperança, promoveu e fez aprovar recentemente a alteração da tabela de taxas municipais, aumentando exponencialmente algumas delas, com base num estudo cujas premissas foram fornecidas pela própria câmara e que bem podiam ter sido avaliadas politicamente, no sentido do seu melhor e verdadeiro ajustamento à tão propalada intenção e vontade deste executivo em ajudar as famílias felgueirenses.

- Os vereadores do Movimento Sempre Presente votaram contra essa tabela e esse regulamento, e estão contra esses agravamentos, que em alguns casos atingem os 300%, pelo que se manifestaram contra e mantêm válidas as razões da sua posição nessa altura.

- O aumento que agora propõem de 1,2% é mais um agravamento a somar ao que aprovaram recentemente e que, por esse facto, nos parece um aumento exagerado e a imposição de mais um sacrifício aos Felgueirenses, absolutamente desnecessário e injustificável.

Só vem demonstrar, uma vez mais, que este executivo da Nova esperança, está mais preocupado em acrescentar receitas à custa de pagamentos que exige aos munícipes, do que em ajudar as famílias a amenizarem as dificuldades que a conjuntura actual lhes impõe.

- Propalaram até à exaustão, que a água, saneamento e lixos, eram caros, e que com eles no poder, os custos seriam reduzidos!

Afinal vão aumentar, pela segunda vez, num só ano do seu governo!

Afinal estão a obrigar a que todos os que têm habitações junto às redes tenham de se ligar! E anunciam como suas benesses, as reduções que já estavam em vigor anteriormente! E que bem sabem, poderiam dar um novo passo em frente e serem agora aumentadas!

Está visto que mentiram e continuam a manipular a opinião pública, lançando mãos de todos os recursos municipais para o efeito, sem olharem a gastos nem com isso se preocuparem.

Por estas razões votamos contra a proposta, na certeza de que, neste circunstancialismo, na nossa opinião, o executivo devia vir a esta reunião propôr que não fosse aplicado o por si consagrado no regulamento municipal em vigor, que é, o seu regulamento, e que contem o que quiseram que contivesse, ou seja, só lá está prevista a actualização anual das taxas municipais porque quiseram que assim ficasse consagrado e não por qualquer imposição legal.

Felgueiras, 19 de Janeiro de 2011

Os vereadores do M.S.P.

Corta Mato em Felgueiras

Executivo continua a esconder informação!

A nossa declaração de voto:


Estamos de acordo com a realização do evento e com todos os apoios que possam ser concedidos à nossa instituição União Desportiva de Várzea.

Mas somos obrigados a registar que a proposta esconde os valores que a Câmara prevê gastar, nem justifica a que se destinam os valores em dinheiro directamente à Associação de Atletismo do Porto.

Compreendemos que algumas das despesas possam ainda não ter valores exactos, mas é óbvio que o executivo só não aponta valores porque não quer dar a informação.

Somos a favor de que o Município se afirme como palco de grandes eventos, como sempre fomos, e por isso, votamos a favor, lembrando que, para já, a proposta enferma de uma ilegalidade que só será sanada quando forem apresentados a este executivo os valores dispendidos na mesma.


Felgueiras, 19 de Janeiro de 2011

Os Vereadores do M.S.P.

Subsídios aos Bombeiros Voluntários

É lamentável !

Subsídios para as nossas Associações de Bombeiros - Felgueiras e Lixa se mantenham nos mesmos valores!!

Votamos a favor, claro!

Connosco teria sido diferente!

Esbanjam em publicidade em vez de apoiar Instituições nos apoios necessários!

A nossa declaração de voto:

Estamos de acordo com os apoios às Instituições Humanitárias dos Bombeiros Voluntários, cuja acção é cada vez requisitada e necessária ao Concelho e aos Munícipes.

Mas deixamos o nosso lamento pelo facto de, sendo bem conhecido o facto de que cada vez mais se pedir acção dos bombeiros e cada vez mais se lhes retirarem comparticipações e apoios em todos os domínios das suas intervenções o executivo manter exactamente o mesmo valor subsídio.

Hoje felizmente a situação financeira da Câmara Municipal de Felgueiras permitiria que fosse mais generosa para com estas duas instituições.

Felgueiras, 19 de Janeiro de 2011

Os Vereadores do M.S.P.